Prezados Manoel e Flavia,

Segue informação solicitada com relação às obras em curso na Barragem Capão da Serra. Lembramos que estas obras foram objeto de esclarecimentos e de reuniões junto à diretoria anterior do Condomínio. Além disso, várias ações relacionadas a gestão de emergência da barragem estão em andamento com envolvimento desta comunidade e em parceria com a Defesa Civil do Município. Colocamo-nos a disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais e esperamos dar andamento aos temas de interesse comum (Pasargada / Vale)  na próxima reunião de rotina com a Associação.

O cuidado com suas barragens é um compromisso da Vale. Por isso, a empresa está realizando obras de melhoria operacional na Barragem Capão da Serra, localizada em Nova Lima, próxima ao condomínio Pasárgada. A estrutura, construída em 1996, tem como principal finalidade reter sedimentos gerados pela operação da Pilha Capão da Serra, clarificando a água de maneira a garantir que ela siga para córrego dentro dos padrões adequados.

As obras em andamento são parte da manutenção de rotina da estrutura e vão aperfeiçoar sua operação tornando-a ainda mais segura. Entre as principais ações realizadas estão a desativação do vertedouro central que não é mais utilizado, a manutenção do extravasor em operação na margem direita, reconstrução de canaletas de drenagem superficial e adequações em trecho de asfalto nos acessos próximo ao barramento.

Além disso, as obras permitirão adequar a drenagem dos acessos à barragem e no terreno de entorno por meio de técnicas de bioengenharia. Será aplicada ainda uma proteção conhecida como “rip rap” no talude em contato com o reservatório da barragem. Trata-se de uma camada de pedras que protege a “parede” interna do maciço das variações de nível d’água. 

Gestão integrada de barragens

Essas ações são parte do trabalho de gestão de integrada de segurança das barragens da mineradora, que além das obras e rotinas de manutenção, englobam ainda inspeções regulares e monitoramento constante da estrutura pela equipe de Geotecnia. “Este tipo de manutenção é rotineira e garante a estabilidade ao longo do tempo. As ações de melhoria contínua são parte da operação da barragem”, ressalta o engenheiro geotécnico da Vale, Guilherme Bocamino.

Ressalta-se que a Barragem Capão da Serra encontra-se em absoluta normalidade de segurança, tendo laudo emitido por empresa de consultoria externa especializada em gestão de segurança de barragens, em auditoria realizada em setembro de 2017. Atualmente estamos passando pelo processo de auditoria de 2018, com término previsto para março deste ano. Com relação às obras, sua conclusão está prevista para o início de abril.

 

Mauro Lobo de Rezende

Meio Ambiente | Environment
Vale S.A.
Diretoria de Operações Ferrosos Sul, Centro Oeste e Manganês |
Mina Tamanduá Fazenda Rio de Peixe, S/N, CEP 34.000-000 Nova Lima, MG – Brasil